Fale conosco

Alimentação saudável fora do lar, é possível?

O conceito de alimentação baseia-se no processo pelo qual o organismo obtêm alimentos e assimila nutrientes em forma de energia para a realização de suas funções vitais, além de estar ligado às emoções, crenças, memórias, sentimentos e comportamentos dos indivíduos.

Atualmente, grande parte da população alimenta-se fora de casa por diversos motivos, dentre eles: renda, mulher no mercado de trabalho, estrutura familiar, crescimento da população, tempo... e segundo dados do IBGE, o brasileiro gasta cerca de 25% da renda com alimentação fora do lar.

Fato esse que nos leva a pensar: de que forma essa crescente mudança no hábito alimentar pode interferir na qualidade de vida e saúde da população? A resposta depende de uma segunda pergunta: quais são as escolhas alimentares que estamos fazendo? Nossas escolhas serão a resposta sempre que o assunto se tratar de refeição fora do lar.

Uma pesquisa desenvolvida na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP procurou mapear a situação da alimentação fora do lar. Do total de entrevistados, mais de CINQUENTA PORCENTO afirmaram ter se alimentado fora de suas casas, porém, quase metade deste número correspondeu ao consumo de lanches. Essa escolha, normalmente está associada à maior consumo de gorduras saturadas, atribuídas a frituras em geral.

Portanto, na hora de escolher os alimentos que vamos consumir fora de casa devemos ficar atentos a algumas dicas:

• Opte por restaurantes que ofereçam uma variedade de alimentos saudáveis e escolha preferencialmente buffet por quilo;
• Evite substituir refeições por lanches, eles geralmente são ricos em gordura e calorias e pobre em nutrientes;
• Evite a adição de sal e molhos industrializados ao seu prato;
• Evite ingerir refrigerantes durante as refeições, pois são ricos em açúcares;
• A melhor opção de sobremesa são as frutas, deixe os doces apenas para os finais de semana;
• Ao montar seu prato procure (no mínimo 5x na semana) preenche-lo com saladas cruas ou refogadas (1/2 prato), carne grelhadas ou assadas (1/4 prato), arroz e feijão (1/4 prato).

Atitudes simples podem se tornar hábitos e influenciar de forma positiva nosso comportamento alimentar, agregando saúde e qualidade de vida sempre!




Deise Silva de Moura
Nutricionista CRN27452
Mestre em Ciências da Saúde e da Vida UFN
Doutoranda em Medicina e Ciências da Saúde PUCRS

Verão & vinho branco

VERÃO x VINHO BRANCO


@santogardengrill
@santotermas
@adegasantogarden

Sabemos que o nosso verão não é nada fácil e em nossa querida Santa Maria mais ainda. E verão pede espumantes, vinhos brancos e roses, simplesmente porque são mais leves, frescos e super versáteis para acompanhar todas as ocasiões: praia, piscina, parques termais, happy hour com os amigos ou um belo por do sol acompanhado de comidinhas leves, enfim, uma delicia em qualquer ocasião.

Mas qual escolher?
Sabemos que o universo dos vinhos é extenso e o mundo dos vinhos brancos também, então por isso vamos facilitar e já citar as mais conhecidas castas aqui no Brasil, Sauvignon Blanc, Chardonnay e Riesling.

• Sauvignon Blanc, conhecida pelos seus aromas de frutas cítricas e ervas, paladar suave e acidez na medida são suas principais características.

• Chardonnay, já é um pouco mais encorpado, porém, sem perder a elegância da sua refrescância típica do vinho branco, muito usado para fazer nossos espumantes, possui aromas de maracujá e frutas tropicais.

• Riesling, essa uva é uma exceção a regra ela é uma das uvas brancas que melhor evolui com os anos, com seu aroma inconfundível de maça verde e pêra, com notas florais, ela é a rainha das uvas brancas.

E não podemos esquecer o principal, separe um baldinho com muito gelo, reúna pessoas especiais e agradeça ao sol por ter a oportunidade de degustar essas maravilhas refrescantes nesse finalzinho de verão.

Separamos alguns rótulos da nossa serra gaúcha e que também esta em nossa carta vinhos e que vale a pena você conhecer, venha nos visitar.

•Bellavista Estate Sauvignon Blanc, Vinho refrescante, jovem, elegante e persistente, com boa acidez. Os principais descritores do aroma são a folha de tomate, aspargo, goiaba e outras frutas tropicais.

•Miolo Cuvée Giuseppe Chardonnay D.O., autêntico e marcante e com denominação de origem do Vale dos Vinhedos, com características aromáticas bem marcante com notas de frutas como pêssego, damasco, mel e abacaxi em calda harmonizadas com as notas do carvalho. Ideal como harmonização será com as nossas saladas, e risotos leves.

•Linha Jovem Luiz Argenta Riesling, da serra gaúcha, um vinho leve e seco e com aromas intensos de flores brancas com leve toque frutado de pêssego, pêra e anis. Harmoniza com o nosso salmão ao molho de camarão.


Abraços Equipe Santo Garden










Fontes: http://blog.vineria9.com.br/vinhos-para-o-verao/
https://monitormercantil.com.br/verao-todos-os-motivos-para-se-beber-vinhos-brancos/
https://blog.sonoma.com.br/curiosidades/verao-branco/
www.miolo.com.br
www.luizargenta.com.br
www.buenowines.com.br

Lançamento do nosso novo site

Queridos Clientes, Amigos e Parceiros.

Estamos felizes, pois hoje estamos lançando o nosso novo site.
 Novo Layout,
 Novo Cardápio,
 Novo Blog
 Nova Carta de Vinhos e também o nosso
 Novo restaurante, o SANTO TERMAS.
Mas sobre o nosso novo restaurante iremos falar mais adiante, porque hoje iremos falar desse site novinho em folha.
A intenção desse novo layout será para facilitar na hora de navegar por ele, ele ficou mais leve, mais rápido e prático. Nele você encontrará os nossos cardápios e nossas cartas de vinhos, fotos de nossos ambientes, nossos endereços, nossa rádio na Spotify e também informações sobre gastronomia, vinhos, nutrição, dicas, cursos, etc. que será tudo adicionado em nosso Blog.
Enfim, querido cliente o nosso site também servirá como uma ponte direta entre vocês e o Santo, queremos melhorar a cada dia que passa e contaremos sempre com a opinião de vocês.
Espero que gostem.
www.santogarden.com.br
@santogardengrill
@santotermas

Abraços Equipe Santo Garden

<